sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O dia cinzento e outros contos - Mário Dionísio

O livro que estou a ler é O dia cinzento e outros contos, de Mário Dionísio.

O conto de que vou falar é Os sapatos da irmã. Este conto fala de um rapaz chamado Fernando que tinha uma baixa auto-estima, porque achava que todos eram melhores que ele e que, por mais que se esforçasse, nunca conseguiria ser tão bom como eles, nunca teria a agilidade da Angelina e nunca seria tão corajoso como o Bitá.

Para além destas frustações, Fernando tinha um pai que era muito rígido e castigava-o, fazendo-o passar por situações que o envegonhavam aos olhos dos outros, o que também contribuia para ele ser assim.

Um dia, ele estava a brincar com a Angelina e não deu por as horas passarem e, por isso, chegou tarde a casa. O seu pai, que destava atrasos, castigou-o de forma ridícula, obrigando-o a ir para a escola, no dia seguinte, com os sapatos altos da irmã.

No dia seguinte, a caminho da escola, encontrou a Angelina que fez troça dele. Isto fê-lo sentir muito mal, pois considerava-a amiga dele. Depois encontrou Gabriel que o encorajou a ir para escola e para não ter vergonha. Fernando sentiu-se mais confiante e feliz por saber que podia confiar em Gabriel, mas, quando chegou à escola, toda a gente se riu dele, incluindo Gabriel que, por todos estarem a fazer pouco dele, acabou por fazer, também. Então, nesse dia, Fernando não voltou para casa. Andou até se sentir bem longe de casa, parou perto de um rio onde havia carregamentos de caixotes. Aí havia várias crianças e adultos descalços e ninguém reparava se estava de sapatos de senhora ou não, o que o fez sentir bem.

Aida nº1 11ºE



Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um bom resumo.
Parabens

Unknown disse...

poderia me ajudar no Nevoeiro na cidade nao entendi muito bem ja reli varias vezes