quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cinco Reis de Gente - Aquilino Ribeiro

O livro que estou a ler chama-se Cinco reis de gente, de Aquilino Ribeiro. É um livro que aborda a infância do autor/narrador, relatando as peripécias dos tempos de criança.

O excerto da obra que eu apresentei na aula, no fórum, não foi o que eu mais gostei ao longo da obra, mas uma vez que alude ao baptizado do narrador, achei que poderia ter sido um marco importante na sua infância.

Nesta obra conseguimos "sentir" a presença do autor, pois tudo o que ele aborda no seu livro repercutiu-se na vida dele. Ou seja, verificamos a presença/importância desta obra na sua biografia, desde o gosto pela escrita até ao seminário, quando em pequeno, o capitão José Francisco Vicente lhe havia prometido o lugar como sacristão nas igrejas de Lisboa.

Curiosamente, e a propósito de Aquilino Ribeiro, numa pesquisa alusiva ao autor, paralelamente ás suas obras, encontrei a seguinte frase "Sei que morrer é mais fácil do que se pensa e não obstante tenho medo da morte...", que vem contradizer todos os medos relativamente à morte que o autor nos mostra nesta obra. Desde o medo das aves, que a sua tia dizia voarem sobre as casas daqueles que estavam para morrer, até á repugnância que sentia pelos coveiros que via passarem no cemitério.

Toda esta a obra esta nos remete para a vida do seu autor.

Francisca Macara




Windows 7: Encontre o PC certo para si. Mais informações.

Sem comentários: