sábado, 17 de outubro de 2009

As Naus - António Lobo Antunes

As Naus, de António Lobo Antunes, fala de nomes importantes da História de Portugal como Pedro Álvares Cabral, Gil Eanes, Digo Cão, Vasco da Gama, Luís de Camões de uma forma próxima da carticatura, de forma irónica, mostrando o lado mais obscuro de cada um deles. Todos estes homens regressam de Angola da guerra colonial e não têm para onde ir ficando na Residencial Apóstolo das Índias. Para além disso, encontram um país com o qual já não se identificam.
O excerto de que eu mais gostei foi este:
"Era uma vez um homem de nome Luís a quem faltava a vista esquerda, que permaneceu no Cais de Alcântara três ou quatro semanas, pelo menos, sentado em cima do caixão do pai, à espera que o resto da bagagem aportasse no navio seguinte. Dera aos estivadores, a um sargento português bêbedo e aos empregados da alfândega a escritura da casa e o dinheiro que trazia, vira-os içar o frigorífico, o fogão e o Chevrolet antigo, de motor delirante, para uma nau que aparelhava já, mas recusou separar-se da urna apesar das ordens de um major gorducho (Você nem sonhe que leva essa gaita consigo), um féretro de pegas lavradas e crucifixo no tampo, arrastado tombadilho fora perante o pasmo de comandante que se esqueceu do nónio e levantou a cabeça, tonta de cálculos, para olhá-lo, no momento em que o homem de nome Luís desaparecia no porão e encaixava o morto sob o beliche, como os restantes passageiros faziam aos cestos e às malas. Depois estendeu-se no cobertor, poisou a nuca nas palmas e entreteve-se a seguir o crochet meticuloso das aranhas e o cio dos ratos nas vigas do tecto cobertas de caranguejos e percebes, sonhando com os braços nocturnos das negras carecidas."

Gostei deste excerto pela sua ironia, sobretudo, pelo facto de vermos Luís de Camões "carregado" com a urna do pai a quem não conseguia dar um enterro.
Ana Patrícia, 11.ºE
________________________________________________________________________________
Junte todos os seus créditos no Único da Capital Mais...
...reduza as suas despesas mensais.
Saiba mais em http://www.iol.pt/correio/rodape.php?dst=0901051

Sem comentários: