terça-feira, 9 de junho de 2009

O Homem do País Azul - Manuel Alegre

A Senhora do Retrato
O narrador sempre teve um fascínio por retratos a óleo, mas, por outro lado, tinha medo que eles saíssem das molduras e começassem a passear pela casa. Às vezes, à noite, até tinha a sensação que a casa ficava cheia de presenças.
Sempre houve um retrato na casa da sua tia Hermengarda que o deslumbrara, porém todos se recusavam a dizer quem era. Sempre que perguntava à prima Luísa ou à criada Arminda, estas desviavam a conversa.
A relação com a sua tia era muito diferente. Estes entendiam-se e, então, um dia, decidiu perguntar-lhe quem era a senhora do retrato. A tia Hermengarda foi buscar um álbum e, nesse álbum, as fotos eram quase todas da senhora do retrato e do primo Bernardo, que tinha partido para África. A tia disse-lhe que a senhora do retrato se chamava Natália, mas que preferia chamá-la Natacha. Contou-lhe também que Natacha tinha sido a mulher do primo Bernardo, mas no terceiro aniversário de casamento, esta partiu, deixando uma carta a Bernardo e um bilhete com três versos de Florbela Espanca a Hermengarda. Com o dinheiro que tinha herdado do seu pai, Natacha visitou as grandes cidades do mundo e ia dando notícias, mas, com o passar do tempo, era cada vez mais raro saber-se alguma coisa de Natacha.
Um dia, chegou a notícia que Natacha tinha morrido numa clínica em Zurique e, a partir daí, a tia Hermengarda proibiu que se voltasse a falar de Natacha e as visitas do narrador foram cada vez menos frequentes.
A tia Hermengarda morreu no dia em que o narrador entrou para a Universidade e três dias depois o retrato desapareceu. Suspeitou-se de Bernardo ou de Luísa, mas Arminda jurava ter visto Natacha a sair do retrato. Ninguém acreditou nela, porém o narrador, anos mais tarde, acreditará plenamente que Natascha saiu mesmo do retrato. Este era a parte dela que não se tinha perdido e ela precisava dessa parte para, pelo menos na morte, ser inteira.

Ana Luísa Vieira nº4 10ºD

1 comentário:

Anónimo disse...

temos que relacionar os capitulos uns com os outros do livro se fizermos tipo um resumo?