sábado, 6 de junho de 2009

Viagens na Minha Terra - Almeida Garret

A história de Carlos e Joaninha

É a história de uma velhinha que vive sozinha com a sua neta Joaninha. A rapariga tem um primo, filho da única filha da avó, que já falecera.

Todas as semanas, Frei Dinis vinha visitá-las e, algumas vezes, trazia notícias de Carlos que, há já algum tempo, fazia parte do séquito de D. Pedro. Só que a maneira como Frei Dinis falava de Carlos dava para perceber a existência de um segredo, entre os dois. Em 1830, Carlos formou-se em Coimbra e só então visitou a família. Carlos pressentia que Frei Dinis e a avó mantinham um segredo.

Carlos tinha um caso amoroso com D. Georgina. No entanto, a guerra civil progredia por meados de 1833. Os Constitucionalistas tinham tomado a Esquadra de D. Miguel e Lisboa estava em poder deles. No dia 11 de Outubro, os soldados estão todos à volta de Lisboa, as tropas constitucionais vinham no encalço das tropas realistas e, numa batalha sangrenta, muitos ficaram feridos. A casa de Joaninha foi tomada por soldados realistas que vigiavam a passagem dos constitucionais. Numa das suas andanças, Joaninha encontra Carlos. Ele pede que não diga que ali está, mas abraçam-se e trocam juras de amor ali mesmo.

Só que Carlos sabia que Georgina o esperava, e a sua mente torna-se confusa, pois já não sabia se amava Georgina.

Com Carlos ferido e prisioneiro perto do vale onde morava Joaninha, ela foi inúmeras vezes vê-lo e ajudá-lo. Foi assim que conheceu Georgina.

Certo dia, Carlos, depois de muita insistência de Joaninha, foi ver a avó e ficou surpreso com a sua cegueira. Por lá encontrou Frei Dinis. Enquanto permaneceu por perto, Carlos e Joaninha mantiveram um tórrido romance. Mas, Carlos, já refeito dos ferimentos, seguiu para a tropa e antes passou na casa da avó para se despedir. Implorou que ela lhe contasse a verdade sobre o tal segredo.

Então, Dona Francisca contou que Frei Dinis era pai de Carlos, que a sua mãe tinha morrido de desgosto e que, para se defender, Frei Dinis matara o pai de Joaninha e o marido da sua amante. Com isso Carlos parte, deixando Joaninha desolada. Georgina ajuda-as antes dela própria voltar a Inglaterra, pois Carlos já não a ama.

Carlos escreve à prima contando todo o seu romance com Georgina, o que para a moça foi um impacto terrível.

Mais tarde, Carlos fez-se Barão. Georgina virou Abadessa. Joaninha enlouqueceu e morreu. Frei Dinis foi quem cuidou da velha senhora até à morte.

Bárbara

Sem comentários: