quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Cidade e as Serras - Eça de Queirós

A Cidade e as Serras é uma história narrada por José Fernandes. Assim, ele relata os acontecimentos vividos com o seu amigo Jacinto, dando mais ênfase aos do seu amigo. José Fernandes e Jacinto, conhecidos de Tormes, ligam-se por amizade fraternal, em Paris.
Jacinto sempre morou num palácio, nos Campos Elíseos, número 202. Era rico, inteligente e dedicava toda a sua actividade ao conhecimento.
Detestava o campo e amontoou, no seu quarto, grande quantidade de livros sobre as conquistas filosóficas e científicas e sobre os aparelhos tecnicamente mais sofisticados da época. E, para Jacinto "o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado".
Zé Fernandes era exactamente o contrário. Era um homem simples e que preferia o campo.
Jacinto era um homem muito ocupado, rodeado de toda a tecnologia e conhecedor de altas personalidades e por elas tratado como o "Príncipe da Grã-Ventura".
No entanto, depois de viver no meio de tanta civilização e inovação, desencantou-se de tudo isto, devido, por exemplo, ao barulho que o afectava quando andava na rua e, também, por causa das multidões que o afligiam.
Acaba por redescobrir a felicidade no campo (em Tormes), mudando radicalmente de ideias no que diz respeito à vida no campo. Adapta-se, então, ao campo e não mais volta a Paris.

Ana Patrícia, nº4, 10ºE

Sem comentários: