quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Birra do Morto - Vicente Sanches

O livro que eu li chama-se "A Birra do Morto", de Vicente Sanches, cujo tema é a morte e o enterro de um morto... que se recusa a morrer!
Este é um defunto que não quer ser enterrado e, quando lhe é dada a notícia de que morreu, este tenta subornar o médico para que rasgue a certidão de óbito. Mas, por sua vez, o médico não cede ao seu pedido e dá a notícia aos familiares.
Chegada a hora de vestir o morto, este recusa que o façam, pois, para este, vesti-lo de fato preto é sinal de que o vão enterrar. Então, como não o conseguem vestir, este vai para a igreja em cuecas e com uma camisa e todos ficam escandalizados com ele. Para conseguir isso, o morto diz que sofre de claustrofobia, medo de fantasmas e que tem medo de dormir sozinho. Visto isto, chamam a polícia que o consegue meter, com muito esforço, na urna e tapá-la . Porém, o defunto, para voltar a ficar livre, argumenta que não se despediu da mulher e, assim, voltam a tirar a tampa da urna. Ele pede à mulher para ir com ele para a cova, pois não quere dormir todas as noites sozinho e porque gosta muito dela.
Esta é a acção dramática, na qual, de certa forma, todos nos revemos, pois ninguém quer morrer... Eu gostei deste livro, porque trata de um tema - a morte - de uma forma diferente do habitual e, em muitos momentos, é uma peça cómica, pois um morto não tem querer!
Achei este livro interessante: por exemplo, achei muito engraçado quando o morto pede à viuva para ir com ele para a urna, pois tem medo de estar sozinho e medo de fantasmas!

Ana Luísa, n.º3, 11.ºD

Sem comentários: