segunda-feira, 4 de maio de 2009

A destruição do planeta

A destruição do planeta é um problema da nossa sociedade que tem vindo a agravar-se, uma vez que são poucas as pessoas que se preocupam. Existem vários responsáveis, mas o principal é o Homem, pois usa os recursos naturais de forma exagerada e irresponsável.
Os incêndios são um bom exemplo da irresponsabilidade do ser humano, pois podem provocar a desertificação. Esta é um fenómeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, é a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas. Este processo gera problemas económicos, uma vez que reduz a oferta alimentar e há ainda o custo de recuperação da área degradada. Também leva a uma grande perda florestal caso aconteça num espaço verde.
Outro exemplo do uso abusivo dos recursos naturais é a falta de água. Esta é uma das questões mais preocupantes para o Mundo. O nosso planeta está coberto 70% por água, mas é necessário lembrar que 98% dessa é salgada e imprópria para consumo, a menos que seja dessalinizada. Dos 2% restantes, de água doce, uma grande parte está sob a forma de gelo, concluindo que apenas cerca de 0,44% da água do planeta está disponível para consumo.
Em suma, o Homem necessita de tomar várias medidas para evitar a destruição do planeta. Quanto aos incêndios, deve aumentar a segurança nas florestas. Quanto à falta de água, deve economiza-la, evitando o seu desperdício, fazer tratamento de esgotos domésticos, tratar dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados e deve proteger as regiões de nascentes dos rios.

Filipa Carreira






Individualmente ou em conjunto? Obtenha as actualizações do seus amigos num só local.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui neste pequeno texto fala muito sobre a destruição do nosso planeta.
Que é um bem essencial a todos nós, se não nós não existia-mos.
O que seria um problema se não existi-se vida na terra.
Se não existi-se vida na terra, para que é que ela serviria?