domingo, 3 de maio de 2009

A destruição do nosso planeta

Ao longo dos anos, o Homem tem vindo a destruir o que o nosso planeta lhe deu para usufruir, atrevendo-se a não deixar nada para as gerações futuras, pois "quem semeia ventos colhe tempestades".

É na América do Sul que se localiza a maior floresta do mundo conhecida como o "pulmão da Terra" pela quantidade de oxigénio que produz, a floresta da Amazónia. Esta floresta está a desaparecer nas mãos do Homem por causa dos incêndios que têm como objectivo a obtenção de mais terras de cultivo e o abate de árvores em grande escala. A sua destruição, além de aumentar o nível de dióxido de carbono e reduzir os de oxigénio na atmosfera, também está a levar à extinção de espécies animais e vegetais, as quais, muitas delas, o Homem não vai chegar sequer a conhecer.

A água que bebemos em nossas casas e corre nas nossas torneiras já não existe em muitos países africanos onde se luta por um copo de água. A escassez de água chegou ao ponto de muitos cientistas preverem que a 3ª Guerra Mundial possa vir a acontecer devido à falta deste líquido que uns têm com tanta abundância e desperdiçam e outros aspiram a um dia poder ter.

A falta de água deve-se à poluição dos solos por parte do Homem. Nos dias que correm, o uso de herbicidas e pesticidas é cada vez maior. Esses produtos tóxicos que matam os pequenos insectos, vão muitas vezes parar aos lençóis de água subterrâneos, poluindo a água que consumimos com substâncias que a tornam muitas vezes imprópria para consumo.

Apesar de tudo isto ser desastroso, esta situação podia ser facilmente alterada se houvesse uma sensibilização a nível mundial, quer das pessoas, quer dos governantes, pois se não abrirmos os olhos agora que a situação pode ser facilmente invertida, quando o fizermos pode ser tarde demais…

Bárbara Tavares

Sem comentários: