sábado, 14 de fevereiro de 2009

Gente Feliz com Lágrimas - João de Melo

Escolhi este livro por causa do título, que despertou a minha atenção. Também o que li na cantracapa me deu entender que se tratava de um livro interessante. Pelo que já li, acho que o livro é interessante.

Tudo começa com uma viagem por mar. Saindo da cidade do Funchal "numa noite de tréguas a meio da baía, com o presépio das suas casas ao cimo das falésias". Nuno Miguel, Luís Miguel e Maria Amélia, todos passam por essa pequena morte iniciática de cinco dias de navegação "quase sem alimento, com o abominável cheiro dos barcos metido no estômago e nos pulmões, quem sabe mesmo se dentro das veias". Deixam para trás "um sulco de lamentações e gritos" — porque "os pobres eram sempre ruidosos, para serem "cadáveres debruçados do convés, sobre o mar de Lisboa", até uma poeira dourada de luzes lhes indiciar a aportagem, e o renascimento esta família açoriana que vive as últimas décadas de um Portugal em mudança e que sofre a solidão e a pobreza desse povo, quase sempre sem deixar perder a esperança.

Cátia Barbosa

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Sem comentários: