terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Uma Luz ao Longe - Aquilino Ribeiro

O livro que li é "Uma luz ao longe" de Aquilino Ribeiro. Fala de um rapaz, que era Amadeu Magalhães e que vivia na Lomba de Baixo. Era um garoto serrano, que queria seguir a vida eclesiastica, por isso, foi para o Colégio da Lapa.Certo dia, o senhor Saraiva levou-o para o Colégio. Chegou à Lapa, foi rezar sozinho para a capela onde está pendurado o largato verde. Ao anoitecer, o Saraiva foi lá buscá-lo e foi com Amadeu ao padre Leonel, que era o padre que gorvenava o colégio. Este era um padre que gostava muito de ler.
O padre Leonel disse a Amadeu para se portar bem, para ser um menino exemplar, mas Amadeu não se importava muito com aquilo que o padre dizia.
Depois da conversa com o padre Leonel, foi para os dormitórios que eram muito estranhos: a barra da cama de Amadeu estava pintada de amarelo cánario. Depois do senhor Saraiva se ter ido embora, os rapazes que já frequentavam o colégio começaram a chamar nomes ao Amadeu, então começaram todos à porrada, porque Amadeu não gostou daqueles nomes feios.
No dia seguinte, Amadeu foi chamado ao padre Leonel e foi castigado por uma coisa que não fez,uma vez que tinham sido os outros que tinham começado.
Pasado alguns meses, Amadeu e alguns colegas foram aprovados para fazer exame de instruçao primária no Liceu de Lamego (Escola Secundária de Latino Coelho), onde Amadeu passou com a ajuda do padre Leonel.
Alguns dias depois regressaram à Lapa. Mas,passados alguns meses, fugiu, porque a vida eclesiástica não era para ele.
Chegou a casa pela noitinha,quando já estavam todos a dormir. No dia seguinte, a mãe ficou muito contente de ver Amadeu, mas também muito admirada por ele ter fugido do Colégio da Lapa.
Amadeu sentia-se triste por causa do falecimento da tia Custódia e pela ausência do pai, mas tinha a Manuela Loia, que era uma tia e a alegria da família.
Passados alguns dias, Amadeu e a mãe partiram para Lisboa onde o pai de Amadeu ia ocupar um alto cargo.
Esta obra termina assim: " Lisboa, pátria dos meus amores sonhados, mão gentil a acenar-me, teatro onde se propunha representar a minha humanidade ambiciosa, luz ao longe, salve!"

Em suma, é um livro que tive dificuldade em ler pois não conhecia algum vocabulário. Este é um livro que remete para a realidade, porque pode haver pessoas que queiram seguir a vida eclesiastica, mas, quando se dá a chegada da adolescência, desistem daquilo que antes queriam ser. Foi o que aconteçeu com Amadeu Magalhães - personagem principal da história.
Toda a acção se passa no Colégio da Lapa, em Sernencelhe.

Andreia Tomás




Receba já a próxima geração de serviços Windows Live! Clica aqui!

Sem comentários: