sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Retalhos da vida de um Médico - Fernando Namora

O livro que eu ando a ler em Literatura Portuguesa é " Retalhos da vida de um Médico" de Fernando Namora.
Eu estou a gostar muito de ler este livro, mas a parte que eu gostei mais do livro, até agora, foi a Historia de um Parto, pois foi a parte que mais interesse me despertou.
Nessa parte o excerto que mais gostei foi:

"E a familia acabou por correr o risco: seria eu o escolhido. Para mim o transporte do burro, o sobressalto ansiado pelo que poderia acontecer.
O meu nervosismo ainda foi atiçado por uma rude prova de fraqueza dos campónios: sucedeu que, mal eu chegara junto da esmorecida parturiente, me confessaram, com ressabios de deferência, as dúvidas que havia na minha escolha!
E ali fiquei, humilde, embrutecido, perante a comadre escura que me vigiava. Os olhos dela, vorazes, eram mais temíveis que esse ventre estafado de esforços vão, do que a bacia estreita que se opunha à vida. Esperei minutos, horas para me decidir aquilo que desde logo me pareceu indicado: a intervenção com medonhos ferros que são o pesadelo das parturientes e das famílias aldeãs".

Este excerto refere que, entre dois médicos, a familia tinha-o escolhido a ele.
E quando o médico chegou ao pé da parturiente contaram-lhe as dúvidas que tinham tido na sua escolha.
Esperou durante algum tempo para pensar o que iria fazer e então lembrou-se de interferir com os ferros para ajudar a senhora a ter o filho.

E assim termina o excerto que mais gostei.

Vânia Morais
Nº25
10ºE




Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Sem comentários: