domingo, 22 de fevereiro de 2009

Retalhos da Vida de um Médico - Fernando Namora

Na história A visita, a parte mais interessante é a seguinte:"A criança chorou para os lados da cozinha e logo se ouviu o embalo impaciente do berço, os resmungos do homem. Depois, de novo o silêncio. A menina, atordoada, decerto voltara a adormecer. Eu esperava que o camponês entrasse no quarto, e enquanto as minhas mãos fingiam rebuscar mais algum segredo no corpo da doente ia imaginando rodeios, mentiras e palavras. Mas dissesse o que dissesse rodeios, mentiras, palavras, a verdade seria sempre pressentida e terrível."
Parece-me interessante destacar como a verdade da doença, por mais que o médico tentasse encobri-la, viria sempre ao de cima.
Na história Um homem do Norte, o excerto que mais gostei é este:
"Passei a visitá-lo diariamente, aliviando-o no que podia, das noites sufocadas pelas garras da sua asma cardíaca. Ele ia empalidecendo, o vigor dos gestos amolecia, a doença tomava maior relevo nas suas frases, embora essa contemporização ainda fizesse baixar os olhos de pejo e de desagrado. A governanta esperava-me à porta, um pouco antes da hora de visita."
O médico passou a visitar o seu utente diariamente, aliviando o seu paciente do que lhe poderia acontecer de noites devido à sua asma cardíaca, o que, mais uma vez, mostra o profundo humanismo deste médico.
Vânia Morais

Sem comentários: