sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Manhã Submersa - Virgílio Ferreira

O livro que eu li tem como título Manhã Submersa e é da autoria de Vergilo Ferreira.
Eu escolhi este livro porque o titulo me despertou atenção.
Pelo que já li, gosto da forma como está escrito, pois é fácil seguir a narrativa.
O livro conta a vida de um menino que deixa a sua terra, que era o Fundão, para ir estudar para o seminário, contra a sua vontade. Baseia-se principalmente nas dificuldades que ele encontrou e vai encontrar, nas suas tristezas e mágoas que ele sente ao estar tão longe de casa.
Até agora o capítulo que eu gostei mais foi o capítulo IV.
Eu achei este capitulo interessante, porque revela-nos que o menino e os seus companheiros brincavam numa clareira da mata de onde se via bem a distância do mundo e as saudades que eles sentiam da sua terra e dos seus familiares. Diz assim, o capítulo IV:

"Brincavamos lá em cima, numa clareira da mata, donde se via bem a nossa distância do mundo.
Olhando para o vale, ficavam-nos à direita os montes da Gardunha, à esquerda, incrustado na montanha, o sinal da covilhã, e em frente se é o ermo da lonjura, a ampliado às vezes pelo adeus do comboio.
Por um instinto milenário, agreguei-me ao Gaudêncio, não bem por ficarmos juntos no salão de estudo, mas por ele ser pobre e desajeitado como eu... Nesse segundo dia correu pelo campo de recreio uma fúria inquisidora, organizada pelos mais velhos :"donde é?" "como se chama?","que é que faz o seu pai?".
Era duro ficava ali tudo ao sol a sangrar.
Gaudêncio, depois do interrogatório, desapareceu.
Procurei-o pela mata, até que enfim o encontrei, sozinho, pensativo encostado ao toro de um castanheiro.
Sentei-me ao pe dele e não dissemos nada.
À nossa volta crescia uma ameaça de um outono pálido, profundamente cansado cheio de aroma de todas as coisas mortas."


Nome: Cátia Barbosa
Ano: 10º
Turma: E
Número: 26



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Sem comentários: