quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Caminhos Errados - Aquilino Ribeiro

Eu escolhi este livro de Aquilino Ribeiro - Caminhos Errados -porque o tema do livro me chamou a atenção.
Agora que começei a ler o livro, acho que é muito interessante: por me prender a atenção quando leio e porque gosto do estilo de escrever do autor. Achei muito interessante o excerto seguinte, que gostaria de partilhar convosco.

O excerto que eu escolhi foi o seguinte:
"Tinha tido uma pane na bomba de gasolina logo à saída da cidade e quebrou-se-lhe o semieixo a alturas da Granja Velha. Automóveis que passavam iam tomando alguns passageiros de evidência social, um padre, um doutor, o rico proprietário, enquanto os demais, baldeados para o meio da estrada, bocejavam, viam passar as nuvens, ou renovavam com os companheiros de azar um colóquio às duas por três amortecido.
Por isso a camioneta, que tinha o nome pomposo de Miss Antas-da-Beira, tendo chegado com atraso, dispunha-se a largar em pé-de-vento, quando era de queimar ali com o maior ripanço nunca menos dos bons quinze minutos .
Espicaçadas, desceram açodadamente umas pessoas com os seus saquinhos de amostras e por último, aquela senhora de laço vermelho no chapéu, que tanto dava no goto. Não tinha ninguém a esperá-la, e quedou perplexa no meio do largo com a mala de mão, símil-coiro, à sua banda." (p. 9)



Eu achei este excerto interessante porque a camioneta tinha avariado numa bomba de gasolina e os passageiros iam de boleia em carros que por lá passavam: levavam o padre, o doutor e o rico proprietário.
Mas na camioneta ia uma senhora de laço vermelho no chapéu e não tinha ninguém a espera-la e então tinha de ir andado a pé.
Já estava anoitecer e iam a caminhar pela estrada quando parou um carro ao lado da senhora de chapéu vermelho. Ela pensava que o carro a iria levar, mas enganou-se porque o carro só queria uma informação. E seguiu...

Vânia Morais nº25 10ºE




Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Sem comentários: