sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Visita de Estudo a Tormes

No passado dia 14 de Janeiro, realizámos uma viagem de estudo à Casa de Tormes, onde está sediada a Fundação Eça de Queiroz, à Casa da Torre da Lagariça e à igreja de Santa Maria de Cárquere.

Eram 8:15 h quando partimos de autocarro da Escola Secundária Latino Coelho com destino à estação da Régua para apanharmos o comboio até Caldas de Arêgos, onde chegámos por volta das 9:15 h.

Na estação de Arêgos, observámos alguns quadros que representam cenas da obra "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós.

Em seguida, fomos num mini-autocarro para a Casa de Tormes, onde começámos por ver um pequeno filme sobre a vida e a obra de Eça de Queiroz desde que nasceu até ao último dia da sua vida. Ainda na Casa de Torme, tivemos uma visita guiada por toda a casa, onde vimos muito livros em estantes e um quadro do qual Eça gostava muito. Vimos, também, um trajo que Eça de Queiroz só vestiu uma vez, pois não gostou de se ver com ele e que está relacionado com a obra "O Mandarim". Em seguida, fomos para uma sala onde observámos peças valiosas e antigas e noutra sala vimos alguns objectos pessoais de Eça, entre eles o famoso monóculo. Vimos, ainda, num quarto, a mobília que Eça usou, quando viveu em Paris. A sua cama era muito pequena porque Eça de Queiroz não dormia deitado na cama, mas sim semi-sentado, como era costume na época. Quase a terminar a visitar, fomos até a cozinha onde vimos uma espécie de "lavatório" onde as antigas empregadas depenavam as galinhas. Depois, fomos ver a capela da casa e, por fim, fomos até um local da casa onde se encontrava o lagar e muitos objectos para venda.

Assim chegou a hora do almoço, que fomos comer à escola E.B.2,3 de Santa Marinha do Zêzere.

Eram 14:30 h, quando partimos no mini-autocarro com destino a Resende, onde fomos ver a "Ilustre Casa de Ramires". Foi também uma visita guiada e foi-nos explicada a sua história e o motivo da casa se encontrar naquele estado de degradação.

Finalmente, fomos ao Mosteiro de Cárquere, onde nos contaram a história deste mosteiro.

Eram 17:00h quando a visita terminou e, então, regressámos à Escola Latino Coelho, local de onde partiramos.

Vânia Morais, N.º25,11.ºE

Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.