quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Visita de estudo a Tormes

No passado dia 14 de Janeiro de 2010, realizou-se mais uma visita de estudo, desta vez à casa de Eça de Queirós, em Tormes, Baião, à "Ilustre Casa de Ramires" e à Igreja e Convento de Santa Maria de Cárquere, em Resende.

A viagem teve início às 8:15h da manhã: partimos da escola em direcção à estação da CP da Régua, onde apanhámos o comboio, que nos levaria até à estação de Arêgos. Quando chegámos à estação de Arêgos, estivemos durante algum tempo à espera do autocarro que nos iria levar até à casa de Eça.

Já na casa de Tormes, fomos para um mini-auditório onde visionámos um filme sobre a vida de Eça de Queirós e, de seguida, iniciámos a nossa visita à casa-museu, onde tivemos a oportunidade de ver algum mobiliário da sua casa, as suas obras, retratos da sua família e amigos e também coisas que Eça tinha na sua casa em Paris. Depois, fomos ver o resto da casa até que chegámos a uma sala onde se encontrava a neta de Eça, muito simpática, e aí pudemos observar alguns objectos pessoais de muito valor, como o monóculo de Eça e as suas alianças de casamento.

Quando acabámos de visitar a casa de Tormes, fomos de autocarro até à Escola de S. Marinha do Zêzere, onde almoçámos.

Daí partimos em direcção à "Ilustre Casa de Ramires", em Resende, mas aí só pudemos observar a casa por fora devido ao seu estado de degradação. Ouvimos a história da casa e de como Eça se inspirou naquela Torre para escrever a obra "A Ilustre Casa de Ramires.

Depois, seguimos para a Igreja e Convento de Santa Maria de Cárquere, onde permanecemos durante algum tempo. No seu interior, ouvimos a sua história, contada pela nossa professora de espanhol, Dr.ª Isabel Cabo, natural de Resende, e pela Dr.ª Carla, do Museu Municipal de Resende.

Na sua capela funerária podemos observar os túmulos dos descendentes de D. Egas Moniz. Ainda no convento de Cárquere, mas já fora do seu interior, tivemos o privilégio de comer as famosas cavacas de Resende.

Quando acabamos de comer as cavacas partimos em direcção a nossas casas.

Esta viagem foi muito divertida e interessante, pois foi-nos muito útil, uma vez que nós iremos estudar a obra "A Ilustre casa de Ramires", de Eça de Queirós.

Cátia Barbosa, 11.ºE, N.º11



Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.

Sem comentários: