sábado, 23 de janeiro de 2010

Visita de Estudo a Tormes

No passsado dia 14 de Janeiro, fomos visitar a Quinta de Tormes, a Casa da Torre da Lagariça e o Convento ou Igreja de Santa Maria de Cárquere.
O objectivo desta viagem foi dar a conhecer aos alunos de ambas as turmas como tinha sido a vida de Eça de Queirós, um grande escritor português, com especial relevo para duas obras "A Ilustre Casa de Ramires" e "A Cidade e as Serras".
Partimos da Escola Secundária Latino Coelho, eram 8:15h, em direcção à estação da Régua, para apanharmos o comboio que nos ia levar até Caldas de Arêgos, onde chegámos às 9:15 h. Durante a viagem de comboio pudemos observar a paisagem, que é muito bonita.
Quando chegámos à estação, o professor começou por ler excertos da obra "A Cidade e as Serras", enquanto esperávamos pelo autocarro. Aí, ambém obsrevámos quadros alusivos ao percurso de Jacinto na obra "A Cidade e as Serras".
Depois, a viagem continuou de autocarro, que nos levou até à Casa de Tormes, que tinha sido de Eça de Queiroz, e fomos para uma sala onde assistimos a um documentário intitulado "Episódios da Vida Romântica" e ficámos a saber mais alguma coisa sobre a vida de Eça e algumas obras dele, tais como "Os Maias", "A Cidade e as Serras", "A Ilustre Casa de Ramires" e "O Crime do Padre Amaro". De seguida, visitámos a casa-museu, onde se encontam objectos pessoais de Eça de Queirós, tais como livros muito antigos, a mesa onde ele escrevia os seus livros, o fato de mandarim, que ele só vistiu uma vez, porque lhe ficava muito grande e, então, decidiu pôr o fato de mandarim na sala para que toda a gente pudesse ver. Havia, também, nessa sala, fotografias muito antigas e um quadro muito bonito que tinha sido oferecido a Eça de Queirós.
De seguida, passámos para outra parte da casa que está habitada por uma neta de Eça, uma senhora muito velhinha, muito bem apresentada e muito simpática. Nessa sala, estavam também objectos pessois de Eça, tais como as suas alianças, o seu tão conhecido monóculo e o fio de ouro em forma de cobra, tudo muito bem conservado. São peças que têm muitos anos de existência! De seguida, fomos ver o quarto do escritor, que era um quarto muito pequenino, mas antigamente os quartos eram assim. Terminámos a visita na cozinha antiga, enorme, com uma grande mesa, e uma grande lareira.
No exterior, vimos uma capela que pertence à casa, uma capela pequena, mas muito bonita, onde ainda se celebra missa.
De novo no autocarro, fomos almoçar à Escola E.B. 2,3 de Santa Marinha do Zêzere.
Da parte de tarde, partimos em direcção à Casa da Torre da Lagariça, em S.Cipriano, Resende. Uma casa enorme, com um jardim também enorme, mas a casa está em mau estado e o jardim está cheio de ervas, mal preservado. Fiquei espantada, como é possível uma casa tão importante como aquela estar naquele estado de degradação?! A guia explicou-nos o porquê de a casa estar assim e a história da casa. A casa tem umas vistas fantásticas!
Em seguida, fomos em direcção à Igreja de Santa Maria de Cárquere, onde nos explicaram a história da Igreja. É uma igreja toda em pedra, enorme, e onde, por detrás dos altares, existem frescos, isto é, pinturas nas paredes da igreja, mas estão tapadas pelos altares. Depois da explicação da história da Igreja de Cárquere fomos comer as famosas cavacas de Resende, oferecidas pela Câmara Municipal. Depois do lanche, partimos em direcção a Lamego, já muito cansados, mas felizes com a viagem. Uma viagem onde aprendemos inúmeras coisas acerca da vida de Eça de Queirós.
Andreia Tomás





Windows 7: Simplifique o seu dia-a-dia. Encontre o PC certo para si.

Sem comentários: