sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Manhã Submersa - Virgílio Ferreira

O livro que eu li tem como título Manhã Submersa e é da autoria de Vergilo Ferreira.
Eu escolhi este livro porque o titulo me despertou atenção.
Pelo que já li, gosto da forma como está escrito, pois é fácil seguir a narrativa.
O livro conta a vida de um menino que deixa a sua terra, que era o Fundão, para ir estudar para o seminário, contra a sua vontade. Baseia-se principalmente nas dificuldades que ele encontrou e vai encontrar, nas suas tristezas e mágoas que ele sente ao estar tão longe de casa.
Até agora o capítulo que eu gostei mais foi o capítulo IV.
Eu achei este capitulo interessante, porque revela-nos que o menino e os seus companheiros brincavam numa clareira da mata de onde se via bem a distância do mundo e as saudades que eles sentiam da sua terra e dos seus familiares. Diz assim, o capítulo IV:

"Brincavamos lá em cima, numa clareira da mata, donde se via bem a nossa distância do mundo.
Olhando para o vale, ficavam-nos à direita os montes da Gardunha, à esquerda, incrustado na montanha, o sinal da covilhã, e em frente se é o ermo da lonjura, a ampliado às vezes pelo adeus do comboio.
Por um instinto milenário, agreguei-me ao Gaudêncio, não bem por ficarmos juntos no salão de estudo, mas por ele ser pobre e desajeitado como eu... Nesse segundo dia correu pelo campo de recreio uma fúria inquisidora, organizada pelos mais velhos :"donde é?" "como se chama?","que é que faz o seu pai?".
Era duro ficava ali tudo ao sol a sangrar.
Gaudêncio, depois do interrogatório, desapareceu.
Procurei-o pela mata, até que enfim o encontrei, sozinho, pensativo encostado ao toro de um castanheiro.
Sentei-me ao pe dele e não dissemos nada.
À nossa volta crescia uma ameaça de um outono pálido, profundamente cansado cheio de aroma de todas as coisas mortas."


Nome: Cátia Barbosa
Ano: 10º
Turma: E
Número: 26



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Caminhos Errados - Aquilino Ribeiro

" -Ladrão, tudo o que agora tens deve-lo a mim, mas tu me pagarás!
Não te chegaram os quatro anos de gales com a comendadeira e queres voltar?! Pois ades voltar, tu e essa desavergonhada da Micaela!...
O conde do arco há-de saber que é a sua mantéuda!Polha, rascoa de cão e gato, víbora! Entregais-me aos frades mas de cárcere da ordem também se volta.
Excomungados! Veremos quem é o ultimo a cantar o salamaleque!"



Dois homens amarraram um homem com um saco de farinha.Depois, quando o homem já estava amarrado e com a cara tapada gritava «Ladrões», mas a pessoa que estava amarrada sabia quem é que lhe tinha feito aquilo.
Em seguida diz «não te chegaram quatro anos de embarcação com a comendadeira chamada Micaela?»O conde do arco não sabia quem era Micaela.
Queriam ir entregar o homem amarrado aos frades, e faziam isto para se vingar do homem.

Realizado:Vânia Morais
nº25 10ºE



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Caminhos Errados - Aquilino Ribeiro

Eu escolhi este livro de Aquilino Ribeiro - Caminhos Errados -porque o tema do livro me chamou a atenção.
Agora que começei a ler o livro, acho que é muito interessante: por me prender a atenção quando leio e porque gosto do estilo de escrever do autor. Achei muito interessante o excerto seguinte, que gostaria de partilhar convosco.

O excerto que eu escolhi foi o seguinte:
"Tinha tido uma pane na bomba de gasolina logo à saída da cidade e quebrou-se-lhe o semieixo a alturas da Granja Velha. Automóveis que passavam iam tomando alguns passageiros de evidência social, um padre, um doutor, o rico proprietário, enquanto os demais, baldeados para o meio da estrada, bocejavam, viam passar as nuvens, ou renovavam com os companheiros de azar um colóquio às duas por três amortecido.
Por isso a camioneta, que tinha o nome pomposo de Miss Antas-da-Beira, tendo chegado com atraso, dispunha-se a largar em pé-de-vento, quando era de queimar ali com o maior ripanço nunca menos dos bons quinze minutos .
Espicaçadas, desceram açodadamente umas pessoas com os seus saquinhos de amostras e por último, aquela senhora de laço vermelho no chapéu, que tanto dava no goto. Não tinha ninguém a esperá-la, e quedou perplexa no meio do largo com a mala de mão, símil-coiro, à sua banda." (p. 9)



Eu achei este excerto interessante porque a camioneta tinha avariado numa bomba de gasolina e os passageiros iam de boleia em carros que por lá passavam: levavam o padre, o doutor e o rico proprietário.
Mas na camioneta ia uma senhora de laço vermelho no chapéu e não tinha ninguém a espera-la e então tinha de ir andado a pé.
Já estava anoitecer e iam a caminhar pela estrada quando parou um carro ao lado da senhora de chapéu vermelho. Ela pensava que o carro a iria levar, mas enganou-se porque o carro só queria uma informação. E seguiu...

Vânia Morais nº25 10ºE




Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

Amor de Perdição, tal como o próprio título do livro diz, trata-se de um romance, e tal como eu esperava este romance está a superar todas as minhas expectativas...
Tudo o que envolva romantismo me fascina: o amor verdadeiro, mas proibido! Sofrer por amor é algo que até agora desconhecia, assim como morrer por amor! Tudo isto está presente neste fascinante livro.
Mas para me fazer perceber, passo a sintetizar um pouco do romance. Simão e Teresa apixonam-se profundamente, mas este amor é proibido. Ambos lutam pelo seu amor, mas não conseguem ficar juntos, a morte separa-os!
É um final trágico, mas emocionante! Mesmo que quizesse explicar o motivo de o achar emocionant, tenho alguma dificuldade em fazê-lo, porque há coisas que se sentem, não se explicam...
E isto é o que vai acontecer se lerem o livro e se identificarem com ele tal como eu...

Célia



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

sábado, 25 de outubro de 2008

O Mistério da Estrada de Sintra - Eça de Queirós e Ramalho Ortigão

Eu escolhi O Misterio da Estrada de Sintra porque foi escrito por dois grandes escritores portugueses: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. Eça de Queirós é considerado um escritor realista e foi o primeiro escritor português a viver dos rendimentos provenientes dos textos que escrevia.
Este é um livro de caracteristicas unicas na Literatura Portuguesa, pois foi publicado primeiro em fascículos num jornal da época.
Foi o primeiro livro de dois autores , dois dos maiores vultos da nossa literatura da segunda metade do século XIX.
Este livro é fascinante, tem uma historia encantadora e tambem cómica, pois fala-nos de um romance e de um assassinato.


Telma Coelho; nº 23
10º ano; Turma E



Obtenha 30 Emoticons grátis para o seu Windows Live Messenger Clica aqui!

domingo, 19 de outubro de 2008

Seara de Vento - Manuel da Fonseca

O livro por mim escolhido foi Seara de Vento, um romance neo-realista de Manuel da Fonseca. Neste livro retrata-se a vida da família Palma, uma familia simples e tradicional portuguesa, que habita numa pequena aldeia do Alentejo, onde as famílias ricas oprimem terrivelmente os camponeses e até complicam as relações familiares.

Digo também, que não percebi a história rapidamente, mas com um pouco de atenção consegui entrar na história e perceber os sentidos mais escondidos.


Cristiana Rodrigues. Nº 8 / 10º D



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

O livro que estou a ler chama-se Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Escolhi-o, porque já me tinham dito que é de fácil leitura, o que se tem vindo a confirmar, apesar dos sinais de pontuação. Neste livro podem-se encontrar também algumas partes sátiras. Estou a gostar da leitura e espero que assim continue.

Inês Ferreira , nº13 10ºD



Discover the new Windows Vista Learn more!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

Escolhi este livro por causa do título: Amor de Perdição. Leva-me a pensar que neste livro se vai viver um amor único e verdadeiro, capaz de levar à perdição.
Escolhi-o, também porque gosto de romances...Pois o amor, quando é realmente verdadeiro, vence qualquer obstáculo, até mesmo quando é proibido. Já constatei isso no livro.
Mas será que vale realmente a pena lutar por um amor quando ele é proibido?
Isso não sei, mas penso que vou descobrir essa resposta na continuação da leitura do livro...

Célia




Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Céu azul, desperta o dia

Céu azul, desperta o dia
Os pássaros voam
E eu espero
Porque o amo

Céu azul, calma infinita
Os pássaros fogem
E eu espero
Porque o amo

Os pássaros voam
Ele não chega
E eu espero
Porque o amo

Os pássaros fogem
Desespero por tanta demora
E eu espero
Porque o amo

Bárbara Tavares Nº6 10ºD

Contos Exemplares- Sophia de Mello Breyner

O livro que estou a ler é Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andersen. Os motivos que me levaram a escolher este livro foram os seguintes: já li vários livros desta autora e gostei; e porque a sua escrita é muito clara e permite que percebamos bem a sua mensagem. Até agora, estou a gostar .
Todos os contos têm uma lição de moral no fim. O conto que mais gostei foi O Jantar do Bispo, porque a lição de moral que transmitida é que, em todas as situações da vida, o bem permanece sobre o mal:« E Deus no céu teve dó daquele bispo porque ele estava só e perdido e não sabia lutar contra os hábeis descursos dos donos do mundo!»

Jessica Caetano nº17 10º E

Mar belo, mar formoso

Mar belo, mar formoso
Quanto do teu sal
São lágrimas de paixão

Mar belo, formoso mar
Quanto sal teu
São lágrimas de paixão

Quanto do teu sal
Foi chorado por meu amigo
São lágrimas de paixão

Quanto sal teu
Foi chorado por desespero e saudade
São lágrimas de paixão

Bárbara Tavares Nº6 10ºD

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Corja - Camilo Castelo Branco

A minha escolha...

Eu escolhi o livro A Corja de Camilo Castelo Branco, porque é um livro que aborda o tema das pessoas que falam mal das outras, dizem coisas com maldade...
É um livro que é muito claro e lê-se muito facilmente.


Andreia Tomás 10E nº7



Obtenha 30 Emoticons grátis para o seu Windows Live Messenger Clica aqui!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Contos - Eça de Queirós

Escolhi este livro porque já tinha lido alguns contos e como gostei tanto deles, decidi ler o livro e assim ficar a conhecer os restantes contos.
O conto que mais gostei, até agora, foi Singularidades de uma rapariga loura, porque o que começa por ser uma história de amor termina, bruscamente, quando se descobre que a rapariga era uma ladra e, muito possivelmente, nos nossos dias, seria chamada de cleptomaníaca, pois só roubava coisas bonitas e com valor.
Este livro tem muita descrição, quer das personagens, quer do ambiente que as rodeia.
Neste momento estou a ler o conto o "Defunto" e estou a gostar muito desta história.

Bárbara Tavares Nº6 10ºD

O Senhor Ventura - Miguel Torga

Eu escolhi este livro, pois aquele que eu queria ler não se encontrava na biblioteca.No entanto, estou a gostar de ler O Senhor Ventura de Miguel Torga. A maneira de escrever é muito expressiva e a historia em si é cativante. Incentiva-nos a nunca fechar o livro e a querer saber o que se vai passar depois.

Cristiana Paiva nº13 10ºE




Get news, entertainment and everything you care about at Live.com. Check it out!

Manuel da Fonseca - Aldeia Nova

"Levantei um pouco a cabeça e olhei-lhe o rosto através do nevoeiro das lágrimas. E fiquei a olhar se compreender .Seria que os meus olhos baços de água deformavam aquele rosto? Seria que sonhava e via uma figura de pesadelo? Aquele rosto sem cabelos, inchado, cheiode borbulhas negras poderia tersido o rosto risonho e sereno do meu irmão?E tinha os olhos fechados, e tinha os olhos fechados! E os caracóis que voavam ao vento quando corria? E o brilho dos olhos quando parava cançado?" (p. 34)



Gostei especialmente deste excerto, porque é aquele em que as emoções da protagonista estão mais evidentes, o que o torna mais intenso.


Aida Cardoso

Aquilino Ribeiro- O Malhadinhas

O que espero deste livro é que seja divertido! Nas primeiras paginas que li, o livro fala-nos de alguns demónios e sobre o diabo. Durante o livro parece que vai haver um romance entre o narrador e umas das personagens do livro. Fala-nos também sobre algumas regiões de Lamego, nomeadamente Britiande e também sobre a Nossa Senhora da Lapa.
Jorge Alexandre

As Sete Partidas do Mundo - Fernando Namora

Eu estou a ler um livro de Fernando Namora: As Sete Partidas do Mundo. Estou a identificar-me muito com a maneira de escrever deste autor, a história está a fascinar-me.
"A previsão do que iria suceder com a vinda do estudante pusera, pois, Florinda transtornada. O seu coração, apesar de ávido de ternura, ainda se conservava virgem. O amor era nela, por enquanto, um desejo inadiável de dar-se mesmo que nada lhe viesse em troca. Um namorisco na fábrica, sim, mas tão breve e tão desiludido![...] O namoro acabou com a ilusão desfeita. Mas agora havia nela um alvoroço diferente, o anúncio de que alguma coisa de maravilhoso e definitivo iria acontecer."

Alexandra Monteiro



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Irreal Quotidiano - José Gomes Ferreira

O livro que escolhi foi O Irreal Quotidiano de José Gomes Ferreira. Nunca li nenhuma obra deste autor, mas como achei o título interessante decidi lê-lo. O meu pai já leu este livro, e disse-me que tinha gostado, o que também acabou por influenciar a minha decisão. Ao folhear as primeiras páginas do livro vi que falava sobre Lisboa, e como a considero uma cidade bonita, fiquei ainda mais motivada.Espero que este livro não me desiluda.
Filipa Carreira