quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Sibila - Agustina Bessa-Luís

O livro que eu escolhi, para ler convosco, neste período, foi A Sibila de Agustina Bessa-Luís. Por duas razões: primeira, porque se trata de uma obra que já fez parte dos programas de Português do Ensino Secundário, segundo, porque, na vasta obra de Agustina, A Sibila é considerada, por alguns estudiosos, como a obra mais conseguida e importante da autora.
Há pouco tempo, li A Ronda da Noite, uma das últimas obras da autora e fiquei com vontade de ler outra obra, de uma fase anterior da escritora nortenha. Tenho em lista de espera Doidos e Amantes, mas acabei por me decidir por A Sibila.
Ao fim de cerca de sessenta páginas, e numa leitura meramente impressionista, destaco a profunda capacidade descritiva da autora, fazendo-nos embrenhar, completamente, nos ambientes rurais apresentados, mas sobretudo nos sentimentos, muitas vezes mesquinhos e contraditórios das várias mulheres que povoam o romance.
Uma outra característica, bastante importante na escrita de Agustina, é a densidade psicológica das suas personagens, onde nada é dado como definitivo, pois elas evoluem e às vezes de forma surpreendente.
Para já, Quina parece-me algo complexa e, nalguns momentos, muda rapidamente de mais face ao ritmo lento da narrativa. Mas ainda é cedo para ajuizar com mais fundamento.
Dar-vos-ei, posteriormente, mais algumas detalhes da minha leitura.

João Paulo Fonseca

Sem comentários: