sábado, 10 de janeiro de 2009

A minha escolha: Ensaio sobre a Cegueira

A obra que escolhi para ler no segundo período,é,mais uma vez,da autoria de José Saramago,escritor que passei a admirar há uns dias, depois da leitura de um dos seus livros:"In Nomine Dei".
Desde a passada Quinta-feira, que tenho vindo a conhecer melhor "Ensaio sobre a Cegueira",obra da qual já muitos elogios tinha ouvido e que me foi recomendada pelo professor de Literatura Portuguesa.
Apesar de ainda não ter alcançado sequer a página 30, tenho já a firme certeza de que não me arrependerei da minha escolha,pois já aprendi imenso com ela.
Conceitos como solidariedade,confiança,medo,angústia,são alguns que esta obra aborda.Por esse facto,é visível o ensinamento que transmite,assim como a dose de maturidade com que ficamos após a leitura e análise dos acontecimentos referidos no livro.
É aconselhável saber um pouco mais sobre "Ensaio sobre a Cegueira",não só devido ao gosto pela leitura,ao lazer,mas porque,provavelmente,irá acontecer a todos os leitores,o mesmo que aconteceu comigo.Ainda nem tinha chegado à página treze/catorze,e já olhava a vida de outra forma,mais persistente,mais bela,já dava valor a algumas coisas,que antes,me pareciam banais,tudo devido a várias folhas de papel preenchidas com letras e mais letras,que, à partida, nos parecem iguais a tantas outras,insignificantes até.

Sara Magalhães

Nº22,10ºE

Sem comentários: