sábado, 14 de novembro de 2009

A Brasileira de Prazins - Camilo Castelo Branco

Marta era filha de Simeão, um lavrador mediano, um homem muito egoísta e ganancioso.
Zeferino da Lamela morria de amores por Marta, mas Marta não queria nada com ele.
Zeferino, ao saber que o pai de Marta estava endividado, faz-lhe uma proposta: paga-lhe as dívidas em troca da filha Marta. Simeão, todo contente, diz-lhe que a moça era dele.
Passado algum tempo, recebe uma carta de Pernambuco, uma carta de Feleciano, irmão de Simeão, a dizer que enriquecera no Brasil, para ir vendo umas quintas e uns conventos para Feleciano comprar, pois já tinha dinheiro para os "feijões".
A volta do irmão rico e os números mencionados na carta fazem com que Simeão, homem ganancioso, quebre o contrato que tinha feito com Zeferino da Lamela.
Passado algum tempo, chega Feleciano do Basil, tinha quarenta e sete anos, nunca tinha amado ninguém e era virgem. Feleciano tinha um carinho enorme por Marta o que a fazia desconfiar.
Num dia de feira, o pai de Marta foi atacado no caminho por um bando de homens que não conheceu. Um deles deu-lhe uma paulada na cabeça o que fez com que Simeão caisse no chão todo ensanguentado e desmaiado.Marta desmaia, também, tem convulsões e começa a espumar pela boca.
Em casa, Simeão diz à filha que está muito mal e pede-lhe para casar com o tio Feleciano, pois ele ia morrer. Mas não era Feleciano o seu grande amor, mas sim José Dias de Vilava.
Marta, pensando que o pai ia morrer, diz-lhe que se casa com o tio.
Simeão parecia agonizar e chamaram o padre. Marta gritava em altos gritos, pois sentia-se culpado pelo que acontecera ao pai. Marta desmaia outra vez e tem, outra vez, convulsões. Chamam o médico, que lhes diz que Marta é herdeira da doença da mãe: a epilepsia, a doença que levou a mãe ao suicídio e que seria melhor casá-la.
Marta e Feleciano casam-se. Marta ia numa tristeza inalterável. Desde que saiu da igreja fecha-se no quarto com D.Teresa, sua confidente.
D. Teresa morre, José Dias também e tudo isto torna a vida de Marta numa profunda melancolica, ao ponto de as coisas de casa lhe serem indeferentes. Raras vezes saía de casa, e num dos ataques, pôs-se a chamar o Feleciano de José, meu Josezinho...
Andreia Tomás 11.ºE, n.º 7



Windows Live Hotmail: Os seus amigos podem obter as suas actualizações do Facebook directamente a partir do Hotmail®.

Sem comentários: