quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Mistério da Estrada de Sintra - Eça de Queirós e Ramalho Ortigão

A historia começa com um sequestro de um médico e do seu amigo F…O rapto foi realizado por quatro mascarados e ocorreu na estrada de Sintra. O médico e o seu amigo foram levados para uma misteriosa casa, onde se encontrava o cadáver do inglês Rytmel. Sabendo que um deles era médico, os mascarados pretendiam verificar se o homem estava mesmo morto ou estava adormecido. Entretanto, são surpreendidos por um jovem rapaz que era o A.M.C.
Rytmel morreu vitima de uma dose excessiva de ópio que lhe dera a amante.
A sua amante era a condessa Luísa, prima do mascarado mais alto. Esta não tinha intenção de o matar, mas sim adormecê-lo para confirmar se era verdade ou não que ele recebia cartas de outra mulher.
A condessa Luísa era casada com um homem rico que não a fazia feliz. Ela conheceu Rytmel numa viagem que fez com o seu marido e com seu primo em Malta. Havia outra mulher que se chamava Cármen e que estava interessada em Rytmel. A condessa Luísa e Cármen disputavam Rytmel. Quando a condessa Luísa deu conta que matou Rytmel, chamou a sua empregada e saiu a correr do quarto onde eles tinham marcado um encontro. À saída encontrou um rapaz a quem pediu ajuda. O A.M.C era um estudante de Coimbra, honesto. Ele ouviu as confissões da condensa e decidiu ajudá-la na noite do falecimento de Rytmel, quando ele a encontrou desvairada e nervosa na rua. Quando volta ao lugar do crime, A.M.C, a pedido de condessa, encontra os mascarados, o médico e o seu amigo. Todos juntos fizerem o enterro do pobre inglês pois ninguém podia saber da morte de Rytmel. A condessa acaba por se isolar num convento até à sua morte.
Telma



Junte-se à novíssima família do Windows Live Messenger Clica aqui!

Sem comentários: