quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mau Tempo no Canal - Vitorino Nemésio

Mau Tempo no Canal é um romance de Vitorino Nemésio. Neste romance, a acção decorre nas ilhas do Faial, Terceira, Pico e S.Jorge, entre os anos de 1917 e 1919 e retrata a sociedade estratificada da cidade da Horta. A história começa com o namoro entre João Garcia (filho de uma família nova-rica) e Margarida Clark Dulmo (descendente de uma família respeitável, aristocrática), cujas famílias estão afastadas por antigas questões e ressentimentos.
Num dos excertos que mais gostei, o autor relata a atitude de Açor (cão de Margarida), ao ver a dona a falar com João Garcia.
"João Garcia fincara os pés na rampa e as mãos no muro, elevando-se como se estivesse a trabalhar de espaldar. A fúria do cão enchia-o de um atrevimento nervoso, como se Margarida estivesse em perigo ou quisesse experimentar criando-lhe um inimigo inferior. Agora era o Açor que o via em posição de ataque, só a cabeça e os cotovelos. Açulado por aquela sombra, o cão atirou-se por cima da dona ao vulto, de gorgomilos rascantes estrangulados na coleira. Com o impulso, Margarida resvalou; mas, apanhando rapidamente o casaco cinzento que pusera pelos ombros, fez frente à fera, intimidando-a. João Garcia, de um salto, tinha-se posto ao pé dela."

Filipa Soares nº10 11ºD




Individualmente ou em conjunto? Obtenha as actualizações do seus amigos num só local.

Sem comentários: